Historia Teleférico

Historia Teleférico

A História

 

O Teleférico do Alemão foi um sistema de teleférico que operava nas comunidades do Complexo do Alemão, situado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Foi operado pelo Consórcio Rio Teleféricos de 7 de março de 2016 a 14 de outubro de 2016.

É composto por uma única linha em operação, que possui 6 estações e 3,5 km de extensão. O sistema entrou em operação no dia 7 de julho de 2011. A Estação Bonsucesso possibilita integração com os trens da SuperVia.

O serviço está inoperante desde o dia 14 de outubro de 2016 devido à falta de pagamento ao consórcio por parte do estado e ao desgaste de um dos cabos de tração. Outro fator também apontado para a suspensão foi a volta das facções criminosas do narcotráfico a controlarem o complexo, com o fim das UPPs naquele ano, o que colocaria em risco a vida de moradores que usufruíam do teleférico. Não há previsão para a retomada da operação do sistema.

Atende as seguintes comunidades do Complexo do Alemão: Adeus, Alemão, Baiana e Palmeiras. O sistema transportava uma média de 10 mil passageiros por dia em 2012. É operado por 152 gôndolas, com capacidade para dez passageiros cada uma, sendo oito sentados e dois em pé. A viagem da primeira estação (Bonsucesso) à última (Palmeiras) possui duração média de dezesseis minutos.

 

O Teleférico do Alemão, o primeiro sistema de transporte de massa por cabo do Brasil, foi inaugurado no dia 7 de julho de 201. Sua construção foi inspirada no Metrocable de Medellín que, assim como o Teleférico do Alemão, é integrado com linhas de trem de superfície (Metrô de Medellín e Tranvía de Ayacucho), além de ligar o "morro" com o "asfalto".

Em 2016, a SuperVia anunciou que não iria mais operar o sistema a partir do dia 7 de março de 2016. O sistema passou a ser operado na época pelo Consórcio Rio Teleféricos.