Contextualização e justificativas da Reforma do Sistema:

Em virtude da necessidade de modernização e adequação à novos quesitos de segurança,  em 2012, houve  a aquisição de novos Bondes com tecnologia semelhante à empregada atualmente em Lisboa. No ano seguinte foi realizada a restauração total da Via Permanente e Rede Aérea, de acordo com o edital Nº 0005/2012 –RJ.

Via Permanente:

A obra consistiu na substituição do sistema anterior de trilhos, visando garantia de preservação do nivelamento e alinhamento dos trilhos, possibilitando a utilização de sapatas magnéticas.  Esse componente de segurança do sistema garante a frenagem acentuada quando necessário, além de reduzir o desgaste do material e o custo de manutenção, e proporcionar uma segurança operacional mais eficaz.

Rede Aérea:

A obra consistiu na reforma do sistema elétrico em função da fadiga de material que ocasionava diversas interrupções do funcionamento do sistema.

Subestação:

Reforma feita em virtude da vida útil de parte dos seus equipamentos existentes, beneficiando o funcionamento e garantindo fornecimento elétrico seguro ao bonde.

 

Informações para os usuários:


Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: 08h às 17h30
Sábado: 10h às 17h30
Domingos e Feriados: 11h às 16h30