Novos Bondes:

Características Gerais:
1- Carroceria

  • Preservação das características históricas;
  • Estrado metálico com maior resistência; Estrutura em aço revestido de material composto;
  • Piso, bancos dos passageiros, estribo e balaustres de madeira;
  • Travessão de madeira para segurança dos passageiros;
  • Banco do motorneiro, Limpador de pára-brisa e retrovisores.

2 - Sistema Auxiliar

  • Conversor auxiliar permitindo o uso de tensões comerciais.

3- Truque

  • Projeto consagrado (conceito Carris) com rodas com menor propagação de ruído em curvas.

4- Sistema de iluminação

  • Farol, seta, pisca alerta, lanterna, luz de "stop" e iluminação interna com Led`s

5-Sistema de circuito fechado de TV com gravação

Comparativo dos itens de segurança dos novos bondes X antigos:

ITENS
RECURSOS DE SEGURANÇA
BONDE ANTIGO
BONDE NOVO
1
Freio no trilho (magnético)
 
X
2
Freio elétrico de serviço
 
X
3
Freio Pneumático
X
X
4
Freio de estacionamento
X
X
5
Tração somente com o sistema pneumático de freio com ar
 
X
6
Sistema de homem morto
 
X
7
Aplicação automática de freio na ausência de energia de catenária (600V)
 
X
8
Aplicação de freio em caso de falha de tração ou frenagem elétrica.
 
X
9
Corte de tração e aplicação de freio com o bonde em sobre velocidade
 
X
10
Aplicação automática de freio no caso de recuo do bonde
 
X
11
Sistema de suprimento auxiliar utilizando tensão de bateria
 
X
12

Equipamentos auxiliares (retrovisores, travessão de segurança, estribos retráteis, limpador de para-brisa, GPS e câmeras)

 
X
13
Sistema de Areeiro nas 4 rodas
 
X