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Reforma das Estações Ferroviárias Olímpicas

Com o objetivo de oferecer mais comodidade e segurança aos passageiros do sistema ferroviário, além de adequar as estações aos padrões internacionais de acessibilidade, foram investidos recursos nas obras de reforma e modernização de seis estações consideradas estratégicas para os Jogos Rio 2016. São elas:

São Cristóvão
Reordenação de toda a infraestrutura ferroviária com a implementação de seis novas linhas, construção de três plataformas e um mezanino (com área de acesso cinco vezes maior que a antiga) e demolição do antigo, instalação de três elevadores e três escadas rolantes, construção de duas rampas de acesso, novas passarelas de acesso, instalação de piso tátil e sistema de captação e reuso da água pluvial. Nos novos banheiros feminino e masculino foram instalados fraldários retráteis para facilitar os cuidados com os bebês. A estação passou a ser intermodal, com ligação direta com o metrô, seguindo os mesmos moldes da estação Intermodal Maracanã.

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 Engenho de Dentro
Reforma do mezanino com acessibilidade plena e a construção de um novo, mais próximo ao Estádio Nilton Santos (Engenhão). Além da instalação de cinco elevadores que levam às plataformas, foram construídas rampas de acesso; realizados o nivelamento das plataformas, reforma dos banheiros, revitalização da iluminação em LED, além da implantação de sistema de captação e reuso da água pluvial.

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Deodoro
Ampliação e reordenação do mezanino, com a construção de bilheteria e espaços para lojas comerciais; aplicação de isolante térmico na cobertura da estação para amenizar a temperatura do local; instalação de telhas com transparência priorizando a luminosidade natural e modernização da iluminação, substituindo as lâmpadas convencionais por LED. Foram instalados seis elevadores e seis escadas rolantes que fazem ligação entre o mezanino e as plataformas, piso tátil e banheiros adaptados para uso de deficientes físicos. Nos banheiros feminino e masculino, foram instalados fraldários retráteis. Integração com o terminal BRT TransOlímpico/Transbrasil.


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Magalhães Bastos
Construção de novos acessos, recuperação da fachada e ampliação do mezanino, implantação de cobertura e nivelamento das plataformas, revitalização da iluminação, instalação de dois elevadores, construção de duas rampas de acesso e instalação de piso tátil.

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Vila Militar
Construção de novos acessos por meio de rampas, recuperação da fachada, ampliação do mezanino e das plataformas, instalação de elevadores, cobertura metálica no mezanino e cobertura nas plataformas, nova iluminação em LED, instalação de piso tátil, construção de banheiros, substituição do modelo de catracas e implantação de sistema de reuso da água pluvial.

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 Ricardo de Albuquerque
Recuperação da fachada e bilheterias, reforma da passagem subterrânea, ampliação da cobertura da plataforma, nova iluminação, recuperação da comunicação visual e substituição dos modelos das catracas, instalação de dois elevadores, construção de dois banheiros com cabines adaptadas para deficientes físicos e instalação de piso tátil.

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