Notícias

PESQUISAS ORIGEM / DESTINO NO ÂMBITO DO PDTU – Quando?

1° a 13 de agosto de 2012 - Contagem Volumétrica;
13 a 24 de agosto de 2012 - Pesquisa de Interceptação;
a partir de 14 de agosto de 2012 - Pesquisa Domiciliar.

PESQUISAS ORIGEM / DESTINO NO ÂMBITO DO PDTU – O que são?

Há mais de 10 anos, não são realizadas pesquisas pelo PDTU na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; hoje, elas atualizam modificações ocorridas na oferta de transportes, tais como na configuração do metrô, nos trens, nos ônibus e ainda alteração radical no sistema de bilhetagem.
As informações são ilustradas a seguir:


O PDTU baseia seu estudo Matriz Origem / Destino em três tipos de dados:

  1. Levantamento da oferta e da infraestrutura de transportes;
  2. Levantamento da demanda nos transportes públicos e particulares (carros e motos);
  3. Pesquisa Origem / Destino junto aos usuários com o intuito de caracterizar seus deslocamentos domiciliares e em pontos de interceptação.

Na pesquisa de interceptação, os pontos definidos na Região Metropolitana representam os screenlines (linhas com poucos pontos de interseção com ruas ou rodovias, que cortam uma área de estudo) e outros importantes nós, que complementam as informações obtidas na pesquisa domiciliar.
Dois perfis de passageiros são entrevistados: em ônibus e vans e os motorizados (motoristas e passageiros dos autos, táxis, motos e motos-táxi), mediante a contratação de uma empresa especializada em operação de trânsito. 
As entrevistas ocorrem em sinais de trânsito, acostamentos e postos de gasolina, localizados nos definidos pontos de interceptação, com o apoio de uma tenda identificada. Nos ônibus e vans, as entrevistas são realizadas no interior do veículo; a equipe é composta por três pessoas, identificadas com camisetas.


Modelo de Camiseta:

Modelo da Tenda:

 
Voltar